ANJOS DE SALÉM

15/02/2013 20:25

Por Otávio Mendes

O Anjos de Salém, talvez a maior banda de metal cristão do estado do Pará atualmente, soltou, em doze anos, dois registros calcados na malodia do Power Metal cantado em português. O último, o debut  A Saga, foi lançado em 2007. Em entrevista ao M4JZ, o vocaista Tiago Rodrigues deu mais detalhes sobre o material , suas influências e a respeito de dois novos trabalhos que serão lançados. Nesta entrevista Tiago Rodrigues deixa claro que a música do grupo é levada muito a sério, provando que, no que depender deles, o Pará não sai mais do mapa do underground nacional cristão.

 

M4JZ - O Anjos de Salém está na estrada desde 2002. Qual tem sido o foco da banda ao longo desses anos?

Tiago Rodrigues - O foco da banda sempre foi falar daquilo que acreditamos. Como somos cristãos, falamos de Deus, da forma que o sentimos, vemos e conhecemos.

M4JZ - Por que escolheram o nome "Anjos de Salém" para a banda? Quem sugeriu?

Tiago Rodrigues - O nome Anjos de Salém, ao contrário do que muitos pensam, nada tem a ver com a cidade lendária americana Salém, que ficou conhecida por seus rituais macabros, irmandades ocultistas, bruxarias e emasculações. O real significado da palavra Salém está em Hebreus 7, que quer dizer paz e também vem de Jerusalém, pois a construção da palavra Jerusalém tem como base: Jerus e Salém, duas cidades ancestrais e fundamentais para o formato atual da cidade de Jerusalém. E Anjos significam Mensageiros, então Mensageiros de Jerusalém ou mensageiros da Paz.

M4JZ - Muitas bandas brasileiras que cantavam em inglês, estão optando por cantar suas musicas em português. Vocês já pensaram em cantar em inglês?

Tiago Rodrigues - O Inglês soa legal pro Metal e suas vertentes, mas não há nada melhor que estar cantando e ver alguém cantando suas musicas junto com você, isso também faz parte de nossa ideia. Deixar explicita nas letras nossas mensagens.

M4JZ - Acredito que todos da banda sejam fãs de outras bandas e se inspiram em uma para compor suas músicas. Quais são suas maiores influências?
Tiago Rodrigues - Temos “escolas” diferentes desde o erudito, gospel, musica brasileira e Metal. Mas temos algumas bandas que fizeram historia e são verdadeiras influências não apenas musicais, mas em relação à postura que tiveram em sua época. Vou citar algumas: STRYPER, STAUROS, IMPELITTERI, BRIDE.

M4JZ - Fale um pouco sobre o álbum "A Saga" que foi lançado em 2007.
Tiago Rodrigues - A SAGA foi um ótimo álbum, e embora a produção tenha sido simples, nos rendeu bons frutos, foram registrados downloads desse disco em vários países, entre eles: Turquia, Japão, Itália, Argentina, EUA entre outros. Assim como resenhas em revistas desses países, fomos uma das bandas paraenses mais baixadas em todo o mundo.

M4JZ - De onde vocês tiram inspiração para compor as letras? Todos participam das composições?
Tiago Rodrigues - A maioria das letras são compostas por Thony gonça (baterista), mas os arranjos são de todo o grupo. O EP que iremos lançar e logo depois o Álbum serão contextuais. O EP falará do Antigo testamento e o Álbum, do novo testamento. Usando uma linguagem diferente para o que o povo já conhece por POWER METAL.

M4JZ - Obrigado por ceder este tempo ao M4JZ. Algo que queiram compartilhar com os leitores?
Tiago Ridrigues - Obrigado por ceder seu espaço pra que galera conheça um pouco mais do Anjos de Salem. Bom pra quem curte a banda gostaria de pedir apenas uma coisa. OREM PELO ANJOS DE SALEM. Muitos outros artistas e bandas pediriam pra que comprassem seus trabalhos ou qualquer coisa parecida, mas a base do nosso trabalho sempre foi aquilo que cremos e que nos leva a caminhos e lugares inimagináveis. A nossa rocha Jesus. Muito obrigado.