HAWTHORN

04/01/2013 14:52

Por Otávio Mendes

O HAWTHORN, talvez a maior banda extrema da cidade de Curitiba/PR atualmente, soltou, em oito anos, dois registros calcados na brutalidade do Black Metal/Sinfônico. O último, o Single Shadows Of Silence, foi lançado recentemente e conta com 2 faixas, 'Shadows Of Silence e Black Days'. Em entrevista ao Metal 4 Jesus Webzine, o baterista Guilherme deu mais detalhes sobre o material e deixou claro que, este Single é apenas uma prévia do próximo álbum da banda previsto para ser lançado este ano. O HAWTHORN é mais um exemplo de como as bandas cristãs estão se tornando mais sérias e profissionais e assim, enriquecendo a cena nacional.

 

M4JZ - Em outubro deste ano o Hawthorn completou oito anos de estrada. Conte-nos um pouco como começou a banda e qual tem sido o foco ao longo desses anos?

Guilherme - O HAWTHORN começou em outubro de 2004, com o intuito de fazer um Metal Extremo Sinfônico, mesclando vários tipos de vocais. nestes oito anos a banda gravou um EP e um CD, e no começo de 2013, lançaremos o nosso segundo CD, nosso foco primeiramente é fazer o nosso som com o maior profissionalismo possível, tocando o que gostamos, e falando do que acreditamos a cada dia a banda tenta ser diferença por onde passa.

 

M4JZ - Qual o significado do nome da banda e como vocês chegaram a este nome?

Guilherme - O nome vem de uma planta espinhosa, a mesma que foi feito a coroa de espinhos de Cristo, achamos o nome forte, e com um significado muito importante, que foi o castigo que ele sofreu por nós.

 

M4JZ - O que inspira a banda a escrever suas músicas e quem compõe a maioria das letras?

Guilherme - Até agora quem tem feito as letras e musicas sou eu, tirando em duas letras do primeiro CD que eu fiz em parceria com a nossa vocalista, e uma letra do ex - tecladista.

Tudo me inspira, porque alem da bíblia é claro, eu leio muito, e uso bastantes experiências particulares ou coisas que acontecem em meu redor, cada CD eu direciono para um assunto

 

M4JZ - Fale sobre o álbum “Thorns And Blood” e como foi pra o Hawthorn ter seu primeiro álbum lançado fora do Brasil?

Guilherme - Foi interessante, é bom ter uma divulgação fora do Brasil, e tentar alcançar cada vez mais lugares, alem dos amigos que fazemos, e as ajudas que vamos recebendo a cada dia.

 

M4JZ - Como está à divulgação do novo single “Shadows Of Silence”?  

Guilherme - Estamos divulgando de forma bem despretensiosa em todas as redes sociais, tem sido interessante o retorno das pessoas, o single está servindo como uma prévia do que vai vir, mas mesmo assim, o CD tem ainda algumas coisas diferentes, não da para ter uma idéia completa do álbum com este single, então só esperando mesmo, esperamos que gostem do CD!

 

M4JZ - Como o Hawthorn é recebido pelo público secular? Vocês já receberam criticas por ser uma banda de Black metal cristão?

Guilherme - Críticas sempre têm, seja do meio secular ou do meio cristão, mas depois destes anos todos, vamos aprendendo a não ligar muito pra isso, cada um recebe de uma maneira o CD que lançamos os shows etc... Então não ligamos mais pra isso, tentamos só ouvir e tirar algo de verdadeiro, algo que nos ensine ou nos mostre a crescer sempre. Mas o grande problema de ser uma banda cristã, não está nas críticas, mas sim, nas pessoas que fecham as portas para shows, oportunidades de divulgações em sites etc... Isso é o que nos atinge de verdade, mas não desistimos não nos deixamos nos abalar por isso

 

M4JZ - Obrigado por nos ceder este tempo! Alguma palavra final?  

Guilherme - Obrigado pela oportunidade, aguardem ano que vem o CD novo, e convido a todos a nos adicionar em nosso Facebook, myspace etc... É uma grande honra manter contatos e fazer amigos, temos todos os nossos links em nosso site. www.hawthorn.com.br