LIVING FIRE

22/11/2012 17:16

Por Otávio Mendes

O punk rock brasileiro nasceu como uma crítica ao regime militar brasileiro, implantado pelo golpe de 64, devido, principalmente à censura e à violenta repressão aplicadas pelo governo. Muitas canções da primeira geração do punk rock brasileiro são considerados, até atualmente, hinos de crítica ao governo. As origens do punk no Brasil surgiram das idéias de muitos jovens que viviam no final da década de 1970, a partir daí, muitos outros grupos foram se formando, criando bandas no mesmo modelo e então formaram o movimento punk. As bandas faziam músicas em formato de discurso, que faziam críticas ao governo e a sociedade. Apesar da Restos de Nada ter sido a precursora do punk brasileiro, só foi gravar seu primeiro álbum em 1987. O LIVING FIRE é um dos diferenciais que burlam esta idéia de que banda punk tem que compor letras de protesto contra o governo, à sensura, etc.. As letra da banda trazem uma temática totalmente inversa e levam os fãs a a doração a Deus. Confiram esta entrevista sedida pelo vocalista e baixista da banda Luiz.

 

M4JZ - Fale um pouco sobre o Living Fire. Quando vocês começaram? Quem está na banda?
Luis - O início do Living Fire remonta a minha conversão. Naquela época não havia acesso tão fácil a cultura underground cristã e muito menos conhecia alguma banda de punk rock/HC para ouvir. Como eu havia parado de ouvir música secular, queria gravar um CD com músicas de adoração mas, que tivesse uma pegada de punk rock, então gravei uma demo com 10 músicas e disponibilizei para download na internet, por incrivel que pareça teve boa repercussão mas, não passou disso. Quase sete anos depois conheci Michel Oliveira que é produtor musical e tocava comigo na banda "JUDAS O OUTRO", aí decidimos gravar o CD com outra pegada e com mais qualidade na produção. Isso demorou um ano porque, tinhamos nosso compromissos com as bandas que tocavamos mas, depois a Thumper Punk Records (gravadora dos Estados Unidos) se interessou pelo nosso trabalho e decidiu distribuir nosso CD. Hoje a banda é formada por Luiz no voval e baixo, Michel Oliveira bateria, Murillo Xavier e Wesley Farina nas guitarras, todos amigos de outor sprojetos e bandas cristãs. O Michel tocava comigo no "JUDAS O OUTRO", O WESLEY  e eu tocamos com o "BROTHER SIMION"  e o Murillo veio para complementar a bnada... foi de Deus! Parecia que ele já fazia parte desde o começo!

M4JZ - Como surgiu o nome Living Fire? Tem algum significado?
Luis - O nome da banda veio do texto de Êxodo 3, quando Moisés encontra o arbusto em chamas que representava a presença de Deus. Aquele fogo vivo que habita em nós se quizermos seguir o mandamento de Marcos 16.15 "Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura...". É isso que queremos!

M4JZ - Como você descreveria sua música para alguem que nunca ouviu falar de vocês?
Tentamos fazer um punk rock old school, com um pouco de "oi"! Meio skinhead... sei lá mano, peguei tudo que escutava e tirei de referência, e deu essa bagunça toda. (Risos)

M4JZ - Vamos falar sobre o album lançado este ano. Quanto tempo a banda trabalhou nele? Quais foram os obstáculos para chegar ao produto final?
Luiz -
Cara... como eu disse antes, demoramos quase um ano pra finalizarmos o CD devido a outros compromissos. Mas, Deus foi maravilhoso! Não podemos reclamar de nada, Ele cuidou de tudo. Se houve complicações, eu sinceramente não lembro! Sabe aquele lance de ter paz em meio a tribulação? Foi isso!!! Glória a Deus!
 
M4JZ - Que mensagem o Living Fire passa em suas músicas?
Luiz - Todas as letras são de adoração e exaltam o amor de Deus e o nome santo de Jesus. Não quiz passar um pano como muitas bandas que fazem aluzão ao cristianismo mas, não falam diretamente. Cada um na sua mas, crente é crente e fala coisas de crente em suas letras, quem não curte o estilo... amém! A multiforma graça de Deus está aí pra suprir todas as necessidades e culturas dentro do cristianismo.

M4JZ - Quais os lugares que banda tem se apresentado?
Luiz - Nós vamos onde formos convidados. Já tocamos em igrejas, em galpões em meio a uma "bocada"... Não tem tempo ruim. Agora estamos planejando um "Crew" pra fazer alguns eventos numa casa de recuperação de dependentes químicos.
 
M4JZ - Como está a cena de punk cristão em São Paulo? Quais as bandas que atuam na região?
Luiz - Se eu citar nomes, com certeza vou esquecer de alguém. Mas, o que posso dizer é que por aqui quem domina os picos são as bandas de Metal. Eu acredito que haja muito mais bandas de metal do que de punk/HC aqui em São Paulo mas, fazemos a nossa parte, e posso citar algumas das minhas bandas favoritas: DARAK e SANGUE  FOGO.

M4JZ - Obrigado pela entrevista! Deixe uma mensagem.
Luiz - Mensagem? "Usem protetor solar quando saírem! (Risos) Independente do tipo de som que você curte ou fça, o objetivo final tem que agradar ao coração de Deus... como diz em I Coríntios 10.31 "Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam todo para a glória de Deus". É isso. Fiquem na paz e obrigado pela oportunidade!