MANSIDÃO

23/09/2012 12:14

 

"Portanto, livrem-se de toda impureza moral e da maldade que prevalece, e aceitem humildemente a palavra implantada em vocês, a qual é poderosa para salvá-los". Tiago 1.21 NVI

 

Traduzido por Alessandra Rodrigues

Ultimamente eu tenho pensado se eu realmente tenho recebido a palavra de Deus. Eu estou, claro, dolorosamente ciente que nós não devemos apenas conhecer a palavra de Deus, mas praticá-la. E é na prática da palavra e em sua aplicação em nossa vida, que nós provamos de fato que a recebemos. Aí está o problema. Uma coisa é saber o que fazer, e outra bem diferente por em pratica.

 Pode ser que eu esteja considerando isso de forma mais aguda na minha vida ultimamente, devido às circunstâncias que tem permeado a minha vida. Questões de saúde e integridade na família podem trazer coisas à superfície com a mesma certeza que três crianças de 6 anos e menores. Não que as circunstâncias que eu estou enfrentando (boas/ruins) sejam por causa da minha fé, ou falta dela. Pelo contrário: Eu estou ciente da verdade que [Matheus 5:45b]. Contudo a forma que eu recebo ambos, a chuva e o sol está relacionado a minha fé – e em como eu recebo a Palavra de Deus – a qual me convida a descansar no Senhor – e voluntariamente abdicar do controle... Esse é um fato real!

 Receber a Palavra de Deus – e realmente abraçar o chamado de ser um discípulo de Jesus Cristo – é abdicar o controle. É ser manso. Claro, na minha carne, eu automaticamente entendo que esteja sendo fraco, mas isso pode não estar tão distante de ser verdade. A mansidão bíblica deve significar força e domínio. Isto significa humildade e auto-disciplina. A voluntariamente abdicar do controle – a usar minhas forces ( os dons e talentos que o Senhor me dotou ) – na busca de fazer Sua vontade, colocando em pratica a Palavra de Deus a qual Ele falou,  é o chamado de cada um dos discípulos de Cristo. Mas, é mais fácil falar do que fazer.

 Como exímio perfeccionista, eu prefiro meu próprio modo (isto é, na minha carne, eu quero constantemente dar ordens). E ainda assim, Jesus está me chamando a abraçar uma vida de mansidão – uma vida na qual eu esteja livre para perseguir seu caminho e conhecer a beleza e inocência, paz e amor, alegria e esperança, encontrada somente Nele. Para fazer isso, eu terei que receber Sua Palavra, meditar a respeito dela e vivê-la, testemunhando a verdade pelo que eu faço e quem eu sou, o que me leva a afirmação anterior: “Ultimamente, eu tenho pensado se eu realmente tenho recebido a Palavra de Deus”.

 Thiago nos diz que nós devemos receber a Palavra com mansidão. Nós devemos nos sujeitar à Palavra, permitindo que ela fale direta e especificamente a nossa vida diária. Desta forma, minha força é usada, não para abastecer meu controle, mas para abraçar Aquele que controla todas as coisas. Então, mesmo naqueles momentos quando a vida parece fora de controle, mesmo quando as minhas circunstâncias parecem bem mais que desfavoráveis, eu posso descansar na promessa de que “...” [Romanos 8:28]

Eu estou recebendo a Palavra de Deus? Eu comecei a abraçar a “mansidão” para a qual eu fui chamado ? Eu tenho desejado entregar o controle a Jesus?...

Em Cristo,

Pastor Todd

(Fonte: Untombed Webzine)