STAUROS : UM NOVO TEMPO PARA O ÍCONE DO ROCK CRISTÃO

21/11/2012 16:57

Por Otávio Mendes

Com uma bagagem de mais de 15 anos, o Stauros alcançou seu lugar merecido na cena de música cristã. Resistir ao ingrato sistema que envolve o meio musical para algumas bandas é praticamente impossível, levando em conta todos os pontos que englobam este sistema. Para sobreviver a esta "luta de foices" não baste apenas ser bom músico, com técnicas mirabolantes e instrumentos de primeira linha, tem que ter coragem e amor pelo que faz. O Stauros é uma banda que uniu a coragem e o amor para continuar a trazer boa música aos nossos ouvidos, como em todas as fazes de sua tragetória. Hoje, a banda retorna mais madura, trazendo inovações em suas músicas e o que nos deixa mais contentes a "maneira Stauros" de ser, cantando em português! Nesta entrevista a banda nos fala sobre as inovações e sobre o novo álbum que vem por aí.        

 

MFJZ - Como vocês descreveriam a música do Stauros hoje, já que a banda iniciou tocando pop, mudando mais tarde para o heavy metal e depois para o louvor?
Cesar - A vertente da Banda Stauros sempre foi o velho e bom Rock, o que mudou esta ligado a novos tempos e idéias, são períodos diferentes, experiências novas, e isso vem se alterando a cada disco, o próximo com certeza trará coisas com uma cara diferente (rs), podemos chamar isso de amadurecimento momentâneo, amanhã vai ser diferente... Agora descrevendo na teoria. O som acredito que esta soando mais cadenciado, com bases e riffs fortes, mas acredito que a virada mais radical foi a troca do idioma, agora em português, para ser sincero não é fácil compôr e fazer soar bem o rock com nosso idioma, o fonema cria uma barreira bem grande, o inglês ja é musicalizado, qualquer palavra que se coloca soa bem, mas com adaptações e recorrendo ao dicionário de sinônimos (rs), conseguimos chegar onde queríamos e estou muito satisfeito com o resultado.

MFJZ - Qual é a atual formação da banda?
Cesar - Renatinho, Vê Domingos, Alessandro, Alê e Cesar

MFJZ - Quais as atuais influências da banda?
Renatinho - Temos escutado muita coisa, de P.O.D a After Bridge, passando também por influências clássicas já fortes na banda, mas em 10 anos todos nós escutamos coisas muito diferentes e isso vai somar nesse novo trabalho.

MFJZ - Pelo que ouvi do single "Distante", o som soa semelhante a músicas como; 'Novo Dia', 'A New Chance', 'Runing Again', 'Victory Act' e 'Love In Vain'. O Stauros pretende voltar as raizes do heavy?
Vê Domingos - O Stauros dessa formação, que com certeza é a mais importante para banda, pois foi a que fez os álbuns mais importantes, a que viajou tocando, a que participou de coletâneas internacionais, a que abriu centenas de grandes shows de bandas realmente grandes dentro do cenário mundial, essa formação faz um som chamado STAUROS-SOM, porque somamos as nossas influências, misturamos nossas informações musicais até chegarmos ao tipo de som que nos agrada tocar. Hoje não saberíamos dizer o estilo, mas com certeza os álbuns Seaquake e Adrifit são nossa base.

MFJZ - O que os fãs da banda podem esperar do novo Stauros?
Alê Werner - O Velho Stauros do Seaquake e do Adrift, porém bem mais maduro.

MFJZ - Vocês já estão trabalhando no novo CD? Pode nos adiantar algo?
Alesssandro Lucindo - Sim , temos varias músicas iniciadas , mas temos que trabalhar os arranjos, letra, forma estrutural. Ter uma ideia não significa que a música já esteja pronta , a muito trabalho pela frente. Esse é um novo tempo para banda sendo que ficamos muito tempo sem compormos juntos, mas as idéias estão fluindo e muita risada também.

MFJZ - Algumas palavras aos nossos internautas e uma mensagem de sabedoria.
STAUROS - Buscar a pureza da palavra de Deus, alimentar a Fé em Cristo Jesus. Se depender de você, viva em paz com todos.