TOLERÂNCIA VS. AMOR.

23/08/2012 12:02

"E quem não tomar a sua cruz e vir após mim não é digno de mim."
Mateus 10: 38, NVI

 

Traduzido por Otávio Mendes
Thomas a Kempis escreveu: "Jesus tem muitos amantes do Seu Reino celestial, mas poucos portadores da sua cruz." Reconhece-se que Jesus tem muitos admiradores, mas poucos seguidores - muitos que comeriam de Seus pães, mas poucos se inclinariam para lavar os pés dos outros. Pois, se nos atravermos a ser honestos, provavelmente seriamos atraídos a admitir que, enquanto falamos de amor e de exaltação da verdade de que Deus é amor, nós raramente paramos para refletir que o amor, é um chamado mais além do que sentimentos calorosos, que de bom grado abraça sacrifícios. Infelizmente, em nossa marca voltada ao consumidor do cristianismo, a idéia de sacrifício pessoal - de uma fé que custa algo - é lamentavelmente inexistente em sua aplicação prática. Na verdade, estamos muito mais propensos a elogiar "o Evangelho da prosperidade" - teologia que passou a dominar a literatura cristã, bem como adoração - que o chamado "a boa nova de . partilhar os sofrimentos de Cristo "Desta forma, temos inventado e desenvolvido um usufruir, o baixo-compromisso, a versão do cristianismo - uma religião de tolerância, mas desprovido de amor - que tem mais em comum com a nossa cultura do que com o chamado inflexivel de Cristo para o sacrifício.

 

A tolerância é a tendência de fechar os olhos para o pecado em um esforço para ser inclusiva. Ela eleva aceitação cega mais à custa de carinho e correção política à custa de compaixão legítimo para os outros. Dessa forma, tolerância torna-se a forma mais insidiosa de violência como a sua motivação, não tanto por uma preocupação com os outros, como é o desejo de evitar os sacrifícios pessoais exigidas de amor que são apresentados em 1 Coríntios 13: 4-8a:

"O amor é paciente, é benigno, o amor não inveja, o amor não faz desfile em si, não se ensoberbece; não é mal-educado, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; não se alegra com a injustiça, mas rejubila com a verdade; suporta todas as coisas, crê em  todas as coisas, espera todas as coisas, persevera em todas as coisas. Amor nunca falha. "(NVI)

Ao contrário de tolerância então, o amor reconhece o custo da ação e de boa vontade paga o preço. O amor tem a compaixão por se recusar a água para baixo a verdade por causa do piedoso sonoridade banalidades. Ama chama de pecado o pecado, e estabelece a sua vida para cobri-lo. Dessa forma, o amor é auto-sacrifício, em vez de auto-preservação ou de auto-engrandecimento, obriga todos e possui nada de volta. E por estas razões, o amor às vezes é visto como ofensivo, mas nunca é ofensivo por causa de divisão ou à custa pretendida de relacionamento. Ao contrário, o amor é ofensivo porque se recusa a aceitar - que se recusa a tolerar - que mesmo uma maioria permanece perdido, que um irmão ou irmã ser deixados a tropeçar no escuro ou que até mesmo um padecer necessidade. Amor é ofensivo apenas em sua recusa absoluta de falhar - em sua paixão, que não pode ser apagado! Mas, qual de nós está disposto - mesmo querendo - para pagar o preço de amar de verdade? Será que estamos realmente empenhados em seguir a Cristo ou estamos dispostos a permanecer completamente enraizada em nossa cultura?

O cristianismo deve ser algo mais do que "pós-seguro de vida." Deve ser algo mais do que uma auto-ajuda, sentir-se bem, religião. Ele deve ser (e é) uma vida que é encontrada em morte - uma vida marcada pelo sacrifício e definida por amor. Cristo, depois de tudo, não nos chama a segui-Lo para uma cultura de tolerância, mas de uma cruz de reconciliação. É uma viagem que exige compromisso - uma jornada de sacrifício pessoal que encontra a sua aplicação prática de atos de amor.

O cristianismo é um chamado para confirmar tudo o que somos para Jesus Cristo -. entregar nossas vidas a serviço de nosso Deus. Não é uma fé casual, mas uma vida. E, da mesma forma, a Igreja cristã não é para ser um templo de tolerância ou uma bolsa de privilégio, mas uma comunidade de discípulos comprometidos que testemunham como aquele que "o viver é Cristo e o morrer é lucro" (Filipenses 1: 21, NVI). Tome a sua cruz e siga?

Em Cristo,
Pastor Todd

(Fonte: Untombed Webzine)